Limpeza de pincéis: receita caseira simples

Nem todo mundo sabe, mas manter os pincéis de maquiagem limpos é extremamente importante para evitar acne e infecções de pele. Produtos de higienização são vendidos por quase todas as marcas de maquiagem: Vult, Quem Disse Berenice?, Macrilan, MAC, Make B, Daillus Pro, Sigma, etc. Já testei vários desses, e a premissa básica de limpeza é a mesma em todos. O que costuma diferenciar é o preço, o cheiro e, em alguns, a forma de aplicação.

Para quem gosta de receitinhas caseiras, achei uma ótima: higienizador de pincéis de maquiagem só com ingredientes que todo mundo tem em casa. Já estou usando essa receita há um tempo e gosto muito.

Você vai precisar de:

1  xícara de água (preferência por água filtrada ou de garrafa)

1/4 de xícara de álcool

1/2 colher de sopa de detergente (em gel)

1/2 colher de sopa de shampoo neutro

1 colher de sopa de creme leave in (líquido ou creme)

Aí é só juntar todos os ingredientes, misturar até dissolver e colocar em um recipiente limpo. A água precisa ser filtrada e o recipiente deve ter sido esterilizado com água fervente, para evitar a proliferação de bactérias.

Umedeça as cerdas do pincel com a mistura e esfregue em um lenço ou toalha até sair toda a sujeira e o resto de maquiagem. Cuidado para molhar apenas as cerdas do pincel: a base molhada pode mofar e acumular microorganismos. Depois, é só colocar para secar em cima de uma toalhinha limpa. Os meus, eu deixo secando de um dia pro outro e dá muito certo. Não muda o formato do pincel nem danifica ou faz cair as cerdas.

Essa receita é especialmente boa para pincéis de sombra, blush e pó. Senti que os pincéis de base deram um pouco mais de trabalho para limpar, já que a base costuma ser mais cremosa e aderente. Nesse caso, prefiro usar os limpadores comerciais que conseguem fazer uma limpeza mais pesada.

 

xoxo