Círculo cromático: como combinar cores na maquiagem

Vocês já ouviram falar em círculo cromático? Seguinte: o círculo cromático é uma representação das cores que nosso olho consegue perceber. Também chamado de disco cromático ou roda das cores, ele é tradicionalmente composto por 12 cores: 3 primárias, 3 secundárias (formadas pela mistura das primárias) e 6 terciárias, criadas pelas misturas das primárias com as secundárias. Basicamente, são várias cores, uma do lado da outra, que servem como ferramenta para orientar a combinação de tons na arte, na moda, na maquiagem, na colorimetria de cabelos, etc.

 

O uso da roda das cores na maquiagem pode ter vários intuitos. Um dos mais conhecidos e utilizados é o da neutralização de tons. Você já deve ter usado um corretivo verde para disfarçar espinhas ou áreas com vermelhidão, ou um corretivo salmão para cobrir olheiras roxas e escuras. Essas cores são cores complementares: ficam de lados opostos do círculo cromático e, ao serem misturadas, resultam em um tom neutro. Quando utilizadas lado a lado, essas cores criam contraste.

São três combinações básicas que você pode fazer utilizando o disco cromático. A primeira é a combinação complementar: é o caso dos corretivos já falado acima. Se você quer destaque, use as cores complementares sem misturá-las. (Obs: clique nos círculos para ver a imagem em tamanho real.)

 

Outra combinação é a combinação análoga. Você escolhe um tom principal, que será o predominante, e combina com a cor à sua esquerda ou à sua direita. Essa é uma boa forma de montar maquiagens (e looks) no estilo monocromático e tom sobre tom.

 

Por último, temos a combinação triádica: combinam-se três cores separadas pela mesma distância na forma de um triângulo no disco cromático. Esse combo cria um maior contraste e pode ser usado em maquiagens “statement”,  com destaque para uma área específica (por exemplo, olhos).

 

Maquiagem, como a arte, não tem regras. A gente pode combinar as cores que a gente quiser, do jeito que a gente se sentir bem. O círculo cromático é apenas uma ferramenta pra quem estiver procurando looks e makes mais harmoniosos! O importante é se divertir.

xoxo