Como cuidar da tatuagem: 4 dicas para sua pele!

Alguns aspectos da sua rotina exigem atenção especial quando você faz uma tatuagem nova.

A seguir, confira quatro dicas básicas porém essenciais para garantir que sua tattoo permaneça linda e sua pele bem cuidada.

https://cheiadevicios.com/2019/09/16/como-cuidar-da-tatuagem-4-dicas-para-sua-pele/

Antes de a gente falar sobre o que você deve passar ou não na tatuagem, vamos lembrar que conselho de blog nenhum substitui a orientação profissional, ok? Se você tem algum problema de pele, converse com seu dermatologista antes mesmo de fazer a tatuagem. Converse sobre isso também com o tatuador ou tatuadora que vai rabiscar sua pele.

Em alguns casos, pode ser que a tatuagem não seja a melhor opção para você. Apenas pessoas capacitadas devem orientar neste sentido, hein!

Tirado isso do caminho, muita gente se pergunta: mas como eu faço pra cuidar da minha tatuagem nova? Existem cuidados específicos na cicatrização?

  • Higiene

Pode parecer bobeira de falar, mas a melhor dica para o momento depois de fazer sua tatuagem é a higienização com água e sabão (ou sabonete neutro). Sua pele acabou de passar por um processo de dano e é de extrema importância manter o local limpo para afastar o perigo de infecções.

  • Sol

Outro consenso em relação às tatuagens: você não deve pegar sol durante a cicatrização! Os raios UV já são muito nocivos para a pele normal, imagina com essa espécie de ferimento? Nos primeiros dias, também não é indicado passar protetor solar diretamente na tattoo. O negócio é, realmente, evitar a exposição solar direta. Cubra a área com roupas ou use bonés, dependendo da localização.

“O protetor solar só é indicado após a cicatrização completa da tatuagem, o que dura cerca de 30 a 40 dias. Antes disso, é recomendado não usá-lo, nem ir à praia ou fazer algum tipo de bronzeamento artificial.”

  • Casquinhas

O aparecimento das casquinhas em cima da tatuagem é normal. Faz parte do processo de cicatrização da pele. Às vezes, isso é acompanhado por bastante prurido (coceira) no local. Não retire essas casquinhas e evite ao máximo coçar sua tattoo.

  • Cremes antibactericidas

O uso de pomadas ou cremes anti-inflamatórios nunca deve ocorrer sem prescrição médica. A ação anti-inflamatória pode atrapalhar o processo natural de cicatrização e afetar o visual da tatuagem.

No entanto, hidratar a pele é essencial. Evite utilizar grandes quantidades de produtos e prefira algo mais leve como o pantenol (bepantol, bepantriz, dexpantenol). Esse cuidado deve ser mantido por muito tempo!

Em casos de tatuagens maiores, que cobrem uma área significante da pele e exigem mais esforços do corpo na recuperação, podem ser indicados cuidados inclusive com a alimentação. Tire a dúvida com seu tatuador!

E após a cicatrização?

Após um ou dois meses, sua tatuagem deverá estar cicatrizada. Mas certos cuidados com a pele devem ser mantidos de forma constante para especialmente para assegurar que o desenho da tattoo continue bem definido e a cor se mantenha por mais tempo.

Alguns cuidados importantes incluem:

Passar um creme hidratante todos os dias;

Passar protetor solar sempre que a pele tatuada precisar ser exposta ao sol;

Evitar pancadas ou cortes na região da tatuagem;

Beber cerca de 2 litros de água por dia.

Dúvidas ou sugestões? Pode deixar aqui nos comentários ou me mandar mensagem no Instagram! Por lá tem dicas de skincare praticamente todo dia, pode ir seguindo: @thaischeiadevicios.

xoxo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.