Nos meses mais quentes do ano, nossa pele costuma precisar de alterações nos cuidados diários. Especialmente pra quem tem pele oleosa ou com tendência à acne.
Nesse texto, você confere algumas dicas para adaptar e atualizar sua skincare nos dias de verão.
Desde que mudei pra São Paulo e comecei a vivenciar as quatro diferentes estações do ano, percebi que minha rotina de skincare iria precisar se adaptar, dependendo do estado da minha pele e, claro, do clima.
Agora no verão, evito ao máximo quaisquer produtos, tratamentos ou procedimentos que possam causar manchas ou cicatrizes com a exposição solar. Mesmo usando um protetor adequado, a gente sempre fica suscetível ao sol enquanto espera o ônibus, caminhando na rua ou até mesmo dentro do carro. Ácidos (manipulados ou não) estão na lista de produtos que eu coloco de escanteio no calor; mesmo quando o clima tá legal, meu rosto já se sensibiliza muito com esses produtos, imagina nas temperaturas altas.
Vale ressaltar aqui: isso é um cuidado que EU tenho com a MINHA PELE. Tudo conversado com a dermato e etc. Não substitua, JAMAIS, orientações de profissionais qualificados por opiniões de blogueiras.
Higienizar e Tonificar a Pele
Isso serve pro ano todo: não é legal lavar o rosto várias vezes por dia, com sabonete e tudo mais. Caso o calor esteja intenso, passar apenas água na pele é uma boa opção. Se você tem daquelas águas termais em casa, essa é a hora pra colocar pra jogo!
Nessa época, eu também troco meu sabonete. Nos meses mais frios, uso sabonetes faciais mais hidratantes (mesmo tendo a pele oleosa). Agora no verão, procuro utilizar sabonetes anti-acne e que ajudem a diminuir a oleosidade. Uso de manhã e à noite.
Meu tônico facial no inverno costuma ser mais hidratante. Da mesma forma que o sabonete, no verão eu faço a escolha por um tônico adstringente. Sabe aqueles que deixam uma sensação gelada na pele? São ótimos pra aliviar o calor. Utilizo de 2 a 3 vezes por dia.
Hidratar e Proteger
Além da sua hidratação do dia a dia, não dá pra esquecer de fazer uma mega hidratação após longos períodos de exposição ao sol. Passou o dia na praia, a tarde na piscina? Toma um banho e não economiza no hidratante!
Pra evitar que a oleosidade fique muito aparente e incômoda, uso hidratantes com toque mais seco. Inclusive, já tem um post aqui no blog com meus hidratantes preferidos pra pele oleosa.
https://cheiadevicios.com/2019/01/03/hidratantes-para-pele-oleosa/
Por último, o mais importante de tudo: PROTETOR SOLAR. Tem que usar todo dia, tem que reaplicar depois de algumas horas (ou de acordo com as instruções específicas do seu protetor) e tem que limpar bem a pele no final do dia, pra não ter perigo de entupir os poros e causar as chatinhas das espinhas.
Caso eu vá ficar em ambientes fechados, sem pegar sol diretamente, eu uso algum hidratante com fator de proteção solar ou alguma base com um mínimo de proteção solar (às vezes, os dois). Se for pra ir na praia, caminhar na rua ou pegar sol de forma mais prolongada, aplico um bloqueador solar – depois do hidratante e antes da base.
Dicas Extras
- Aumentar a frequência da esfoliação evita a obstrução dos poros. Mas vamo sempre esfoliar só na rotina noturna, ok? Nada de esfoliar e sair no sol.
- Hidratantes noturnos enriquecidos com vitamina E (antioxidante) ajudam a dar uma proteção extra na pele.
Dúvidas, sugestões ou reclamações? Pode deixar um comentário aqui embaixo ou me chamar lá no instagram! @thaischeiadevicios
xoxo