como preparar a pele antes da maquiagem dicas de make

Os produtos de maquiagem mais caros ou mais famosos não garantem que a gente vai conseguir desenrolar um look incrível. A pele por baixo da maquiagem precisa estar toda bem cuidada e tratada. Com uma pele legal, você pode criar maquiagens muito das bonitas sem gastar tubos de dinheiro com produtinhos da moda.

Amo maquiagem há anos, mas só aprendi isso uns meses atrás. O primer sempre fez parte da minha rotina, só que eu usava mais pra criar uma camada entre a pele e a maquiagem do que pra melhorar seu aspecto. Depois que eu aprendi sobre preparação da pele e passei a colocar em prática, minha situação maquiagística mudou completamente.

Então ó, saiba: preparar a pele pra receber a maquiagem é uma etapa que não pode ser esquecida nunca!

1) Limpeza

A pele limpinha é sua tela em branco. Começar com a higienização garante que todos os produtos seguintes poderão funcionar da melhor forma. Logo antes de me maquiar, eu prefiro lavar o rosto com um sabonete neutro. Mas isso depende de como sua pele reage ao sabonete específico que você costuma usar. Usar produtos que “sequem” a oleosidade não dá certo pra mim; acaba estimulando a produção de mais sebo. (Isso logo antes da maquiagem, tá? Lavo meu rosto com sabonete de tratamento sempre no fim do dia).

Atualmente, uso o Gel de Limpeza Facial Tea Tree da The Body Shop; ele é específico para peles oleosas, mas passa longe de ressecar a pele.

Água fria ou gelada é o mais indicado, pois ajuda a fechar os poros. É chatinho, mas faz com que a make dure muito mais tempo e fique com um aspecto mais profissional.

2) Tonificação

O tônico recupera a pele depois da limpeza. Restaura o pH e atua em pontos específicos, de acordo com o tipo de pele. É importante conhecer sua pele para definir qual a melhor composição de tônico pra você. Um detalhe: evite produtos com álcool ou fragrâncias fortes, porque esses componentes costumam irritar ou causar alergias na pele.

O Tônico Umectante da Higiporo é o que tô usando no momento. Ele é feito pra pele normal a seca e é o que meu rosto prefere nessa época de inverno seco.

3) Hidratação

Todos os tipos de pele precisam ser hidratados, não é de forma alguma exclusividade de peles secas.  A hidratação repõe água/viço na pele e previne o efeito rebote (quando o corpo produz mais oleosidade porque a pele está seca). A pele hidratada também recebe melhor a base – você usa menos produto para obter uma cobertura legal.

Quase todo dia uso um hidratante diferente, dependendo da necessidade na minha pele no momento.

4) Proteção

Utilizar protetor solar evita e diminui manchas, atrasa o envelhecimento e o mais importante de tudo, previne o câncer de pele. Ainda quero fazer um post exclusivo sobre isso, mas tô aqui reforçando pra jamais esquecer do protetor!

Os passos acima devem ser feitos todos os dias, independente do uso da maquiagem. Tratar a pele é importante demais, gente!

O ideal é passar por um médico dermatologista para definir as necessidades da sua pele. Nunca utilize ácidos ou outros tratamentos sem prescrição! Caso tenha qualquer reação com um cosmético ou maquiagem, lave o rosto com água em abundância e busque orientação médica.

Além desses, também é legal lembrar do primer. Existe primer de tudo que é tipo: pra diminuir os poros, pra matificar a pele, pra iluminar… aí vai depender do que você curte e do efeito que você quer dar pra sua maquiagem. No geral, a função do primer é uniformizar a pele e aumentar a durabilidade e a pigmentação dos seus produtos de make.

Ficou com dúvidas ou quer dividir sua experiência? Me conta! E segue lá no instagram (@thaischeiadevicios) que tem dica nova quase todo dia!

xoxo