Você pode já ter ouvido falar do ácido lático. No corpo, ele costuma estar associado aos músculos. Mas na pele, é uma outra história!
Recentemente, esse ativo ganhou mais espaço entre as entusiastas dos cuidados com a pele, aparecendo em tônicos e séruns. Confira, a seguir, tudo sobre o ácido lático e seus benefícios na rotina de skincare!
O que é o ácido lático?
É um composto orgânico, produzido pelo nosso próprio corpo. Nas células musculares (inclusive do coração), o ácido lático é quebrado e serve como fonte de energia para a atividade dos músculos.
Sabe a cãibra? Ela acontece quando exercitamos demais as fibras musculares e um subproduto do ácido lático se concentra em excesso: o lactato.
E o que isso tem a ver com uma rotina de cuidados com a pele?
Bom, nada! HAHAHAH Mas por ser um composto orgânico, ele é mais aceito pelo organismo… e nós podemos fazer ótimo proveito dos benefícios deste ativo!
Você já ouviu falar dos AHAs?
Essa é uma abreviação para os alfa-hidroxiácidos, um grupo de ácidos que têm o maravilhoso poder de esfoliação química. Uma esfoliação sem grânulos é ótima para renovar a pele, sem causar danos do atrito. Outros AHAs que costumamos usar no skincare: ácido glicólico (clica aqui para ler o post sobre este ativo) e o ácido mandélico.
Como os AHAs ajudam no skincare?
Estes ácidos orgânicos promovem uma renovação, através da esfoliação química das células mortas. No caso do ácido lático, temos como benefício o estímulo à produção de colágeno, o auxílio na limpeza dos poros e na remoção suave da pele morta.
O Ácido Lático hidrata a pele?
Sim! Mais um motivo pelo qual esse AHA pode ser um ótimo aliado das peles sensíveis e menos oleosas (mistas).
- Função umectante: o ácido lático ajuda a manter a água na pele, preservando sua hidratação
- Função na barreira cutânea: esse ácido também estimula a produção de ceramidas – as principais constituintes do estrato córneo da pele (a camada mais externa da epiderme)
Ácido Lático em peles SENSÍVEIS
A composição molecular do ácido lático faz com que sua penetração na pele não seja tão intensa; isso significa que a ação do ácido lático na pele é mais leve, diminuindo as chances de irritação.
Peles sensíveis e mistas podem se beneficiar muito de cosméticos com este AHA suave: temos uma renovação celular interessante, que limpa os poros sem ressecar ou sensibilizar.
Se você nunca utilizou cosméticos que causam uma esfoliação química, o ácido lático pode ser um bom ponto de partida!
Produtos com Ácido Lático
A seguir, uma pequena lista de cosméticos com ácido lático em sua composição.
Sérum Noturno com Ácido Lático e Esqualano – Biossance
Ácido Lático + Niacinamida – Creamy Skincare
Tônico Renovador Facial – Sallve
Comecei a testar o ácido lático da Creamy, o amarelinho; logo menos teremos resenha desse produto por aqui!
O ácido lático é um ácido orgânico com propriedades queratolíticas, que ajudam a renovar a pele do rosto através de uma esfoliação química. É um dos AHAs que podem ser grandes aliados do skincare de quem tem pele oleosa ou sofre com cravos e espinhas.
Mas vamo lembrar! Não devemos tratar a pele com produtinhos indicados por blogueiras, ok? É preciso se apoiar sempre em orientações de profissionais da área.
No meu instagram (@thaischeiadevicios) temos dicas, makes e resenhas todos os dias! Me sigam por lá!
xoxo